Milagre Cuba

Parece mentira, mas é verdade verdadinha. Pacientes portugueses a recorrerem aos médicos cubanos, porque em Portugal, encontram intermináveis listas de espera nos hospitais públicos, para cirurgias oftalmológicas. Infelizmente para o Sistema Nacional de Saúde, as listas de espera continuam a ser problema e a falta de técnicos (médicos e outros) também, não porque não os há, mas porque lhes são goradas oportunidades, ora de estudar, ora de trabalhar na sua área de eleição. As vagas escasseiam, mas os serviços não estão apinhados deles, e por vezes, nem existem.

Felizmente para os pacientes, que calorosamente, em Cuba encontraram a solução rápida para problemas como que arrastados ao longo de anos.

As vagas para medicina são poucas e sujeitas a uma média altíssima, como se, um 19 ou 20 fizesse de alguém um bom médico. Sistema de selecção desumano e antiquado. Para que serve a um cirurgião, um 20 no final do secundário, se não tiver uma boa capacidade de concentração e precisão de movimentos finos? De que serve um 19 na pauta, se depois se demonstra frieza e nem se olha para o paciente que se tem à frente? Conheço bem essa realidade, a de alunos, que na impossibilidade de entrarem no curso de medicina, têm que optar por um outro, que lhes apraz menos, que os faz, muitas vezes, sentirem-se frustrados e desmotivados na vida profissional, só porque faltava uma décima. É triste! E assim se perdem bons médicos, deixando a alternativa de se contratarem médicos de outros países para fazer face às nossas debilidades no que respeita à saúde. A oftalmologia é apenas a ponta do novelo.

Mais uma vez se mostra, que Cuba é um exemplo a seguir.

Eu própria, espero há dois anos por uma consulta de otorrino…

4 comentários:

Anónimo disse...

Camarada Ana
Tem calma,eu espero uma consulta de urologia há um ano.
Será desta que vamos ter pela primeira vez a notícia de que ...O Ministério da Sgurança Social, APRESENTOU LUCROS???
Já nada me espanta!!!
ÁH...CUBA, falavas de CUBA, estmos tão longe...E tão perto.
josé manangão

GR disse...

Um post muito pertinente!
Primeiro:
É escandaloso e terceiro mundista recorrer a outro país, em virtude do país de origem apesar de ter oftalmologistas e ter também uma lista de espera infindável! Por causa da política de direita deste desgoverno.
Segundo:
A Câmara em questão proporcionou esta viagem, com fins políticos, uma retaliação. Do tipo, vamos levar os doentes comprovando que a Saúde em Portugal está um caos e ainda por cima, a Cuba!
Terceiro:
É evidente que o estado da Saúde em Portugal está muito doente, em estado de coma! Depois uma coisa que me irrita! Quantos dos que vão a Cuba, tão mal a tratam! Porém, vendo que não existem outras soluções, Cuba já é a Terra dos Milagres!!!
Em Cuba não há milagres! Há sim respeito pelo cidadão, não importa o país donde vem. Há sim uma política de saúde, de educação e um grande apoio à ciência. No nosso país, quem quer saúde, paga-a! quem não tiver dinheiro…morre! Educação? desde o básico, passando pelo secundário e até ao universitário, instalou-se o caos fascizante!
Ciência? Cultura? Mas, haverá alguma coisa que este partido de direita que está no poder (por estupidez do povo/eleitor) que não tenha tocado e destroçado? Sem esquecer o desmembramento antidemocrático que fizeram à Constituição da República.
Sim, Cuba é um exemplo a seguir!

GR

Ana Maria Teixeira disse...

Também tu camarada José?! Pagamos com a (nossa) saúde as parolices do desgoverno.
É verdade GR, concordo com tudo o que disseste, daí o "Milagre Cuba", que não opera nenhum, o respeito pelo cidadão é uma realidade construída pelos valores de uma sociedade socialista (que resulta) no acesso aos direitos fundamentais, que são garantidos sem contrapartidas. As pessoas tratam-na mal porque a desconhecem, baseiam-se no diz que disse dos veículos de informação a que têm acesso, que denigrem à luz do tio Sam a imagem de Cuba. Conhecem Cuba dos postais, tão linda e tão pobre (pensam), viajam até lá e não compreendem porque têm acesso a muitas coisas que os próprios não têm. Só sabem que os cubanos têm uma cebola por mês, não sabem que a fonte de receitas que lhes permite ter essa cebola é o facto de lá terem ido. São uns pobrezitos vítimas do regime (pensam), não sabem que, além de não passarem fome, uma cebola pode ser partilhada com o vizinho, e se não têm acesso a mais é porque sofrem com o embargo levado a cabo pelos EUA, que insistem em manter Cuba isolada. Mesmo assim, resistem, vivem com alegria, têm acesso à saúde sem qualquer encargo, são culturalmente instruídos. Uma criança dizia "Defenderei a revolução com papel e lápis, através do debate" (vi em tempos numa reportagem). Onde é que, noutro país do Mundo se vêem crianças a brincar na rua, felizes a jogarem xadrez?

Ana Maria Teixeira disse...

Na foto, a frase inscrita na parede, que penso foi tirada num centro de saúde, diz tudo - "Vale más la vida, de un ser humano, que todo el oro, del hombre más rico del mundo"