A 1ª Festa

A 24 de Setembro 1976 iniciou-se a maior e mais bela iniciativa politica e cultural do Portugal pós 25 de Abril, a Festa do AVANTE!, ou simplesmente a "Festa".
Para assinalar esta data importante deixo-vos com imagens e texto da 1ª festa.



A 1ª Festa - 1976

In «Avante!» de 30-09-76

«A Festa do "Avante!" era - quantas vezes o dissemos! - um sonho antigo, um sonho acalentado durante a vida clandestina do nosso Partido e do nosso jornal, um objectivo que floresceu em Abril de 1974.

Porquê fazer uma festa do nosso "Avante!"?

Também conforme o dissemos quando a anunciámos nestas páginas, para fazermos uma Festa onde a nossa concepção do mundo, a nossa concepção da vida fosse exposta, fosse vivida!

Uma Festa como efectivamente Portugal jamais vira, não apenas porque a actividade do Partido Comunista fora forçada à clandestinidade, mas também porque a repressão que forçou o nosso Partido à luta clandestina atingia afinal não apenas os comunistas mas todos os potugueses, a sua liberdade, a sua felicidade - a sua vida em suma.

A Festa do "Avante!", sendo uma Festa organizada pelos comunistas teria de ser uma grande Festa da vida, dessa vida que o fascismo reprimiu e tentou destruir, uma festa popular onde, finalmente liberto, o povo pudesse construir e conhecer a realidade de ser livre.

Esta grande festa da liberdade e do homem que organizamos na FIL correspondeu inteiramente ao que dela esperávamos.

O grande orgulho que nós, comunistas, sentimos por termos erguido uma festa por que passaram centenas de milhares de pessoas é, antes de tudo o mais, o da consciência de termos correspondido ao que de nós se exige, ao termos proporcionado a essas centenas de milhares de pessoas, das quais muitas não eram comunistas, a Festa que procuravam, a Festa da liberdade que conquistaram e vivem (...)»

Texto de Ruben de Carvalho

4 comentários:

Anónimo disse...

Em 1976 ainda faltavam seis anos para eu nascer :-)

Quem me dera ter ido às Festas que se realizaram fora da Atalaia. Mas a Festa do Avante é e será sempre a nossa Festa, "A" Festa do Portugal de Abril.

Abraço

Anónimo disse...

João: eu já era nascido há uns trinta e tal anos...
A construção daquela Festa foi uma epopeia: a nossa inexperiência era total; os muitos e complexos problemas que se nos colocavam pareciam obstáculos intransponíveis; às tantas, a poucos dias da abertura da Festa, um atentado terrorista destruíu a central eléctrica da FIL (os inimigos de Abril aperceberam-se desde muito cedo de que aquela era a Festa de Abril e, portanto, um alvo a abater - e se é verdade que eles ainda não desistiram de acabar com a Festa, a VERDADE é que a Festa continua... e continuará, cada vez mais bonita e mais de Abril.

O colectivo partidário superou todos os obstáculos e a Festa de 76 foi um êxito estrondoso. Depois, a Festa foi para o Jamor... depois para a Ajuda... depois para Loures... finalmente, para a nossa Atalaia. Tudo isto a confirmar que não há bombas, nem recusas de terrenos, nem «asaes», nem «entidades das contas», nem quaisquer outras manobras antidemocráticas, capazes de vencer os valores e os ideais que são a fonte de força essencial da nossa Festa - e da nossa luta.

GR disse...

Memórias da 1ª Festa do Avante!

Eu já era maior e vacinada.18 anos!
Tive que convencer a minha mãe! era mesmo necessário “eu” ir!
Na realidade não sabia muito bem, o que seria!!!
Tanta gente! Os cantores mal se ouviam e Luís Cília ficou bastante aborrecido! Era a alegria! tão grande como a voz e o sorriso feliz, do Adriano e tantos outros.
O meu distrito vendeu uns pratos (por acaso muito parolos) de barro branco vidrado, com um barco pintado e letras douradas dizendo “1ª Festa do Avante – 76”. Comprei um, por nada daria hoje este prato. Vendemos centenas, talvez milhares, todos queriam levar algo alusivo a tão grandiosa Festa.
Durante muito tempo, falamos da Festa! Com o passar dos anos a Festa faz a demarcação do ano! Antes da Festa (ou) depois da Festa.
Depois veio o Jamor mais histórias, muito trabalho, tanta amizade!
Durante estes 31 anos ficou demonstrado que ninguém pode travar a força, a vontade e a Luta do PCP.

A fotografia do Comício está linda!
Porque razão o Comício foi realizado no exterior?!!!
Nós sabemos! mas,o jovem João um bom “filho de Abril”, por certo gostará de saber os pormenores.
Há alguém que queira contar?

GR

Anónimo disse...

Olá João
A trovoada danificou o meu disco rígido mas, já estou operacional.
A nossa primeira FESTA, foi uma loucura, iniciei o meu turno após o almoço de sábado e só parei já era dia. Lembro o director da FESTA,o camarada Zé Casanova ficou com o princípio de esgotamento, o comício foi feito na rua porque no interior da F.I.L.não cabia tanto POVO. Quem viveu a nossa primeira FESTA dificilmente pode esquecer aquele dia memorável,ás vezes penso que sonhei. Tal foi a saúdavel loucura.Hoje a nossa FESTA
na nossa casa, é um modelo ímpar de nivel Internacional para nosso gáudio e dos nossos amigos, que nos vizitam,e partilham connosco a sua alegria e a sua amizade. A nossa Festa, a FESTA do AVANTE, é na realidade, a FESTA dos POVOS do MUNDO.
VIVA a 32ª FESTA do AVANTE.
VIVA o PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS