Joaquim Rafael


Nota: Clica na imagem para aumentar

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande respeito, merecem estes camaradas.
Para os comunistas todos os tempos são difíceis incluindo os actuais, então de Vila Franca de Xira, para Norte, mais difícil se torna:-mas, nada se compára à luta da clandestinidade, sabendo que a famigerada PIDE, não perdoava.
O exemplo destes CAMARADAS, serve de incentivo para a luta da actualidade, e do futuro.
A melhor maneira de os honrrar-mos
é garantir-mos que...A LUTA CONTINUA!
José Manangão

Fernando Samuel disse...

Prestemos a homenagem devida ao camarada Joaquim Rafael que foi um dos melhores tipógrafos clandestinos e um mestre de gerações de obreiros da imprensa ilegal.

Dia 29 farei todos os possíveis para ir assitir à sessão em Rio Tinto.

GR disse...

O camarada teve a felicidade de assistir à Revolução dos Cravos. Que bom teria sido se ele tivesse vivido mais tempo, com a sua experiência na Luta diária enriqueceríamos, ao ouvi-lo.

Pelo respeito que nos merece é nosso dever divulgar esta notícia e estarmos presentes.

GR

Anónimo disse...

A homenagem correu muito bem,,, estiveram presentes cerca de 100 camaradas e outros amigos. Teve lugar no pátio da casa onde Joaquim Rafael e a sua companheira Catarina Machado fizeram um trabalho exemplar e que merece ser recordado. Teve a participação de Margarida Tengarrinha, que com a voz que todos conhecem e a sua sempre alegre presença, transmitiu mais ânimo àquela homenagem. Seguiu-se para o Centro de Trabalho do Partido onde foi inaugurada a Exposição em sua memória. Segui-se um breve excerto daquilo que foi a sua estada em Rio Tinto, onde alguns camaradas comentarama lgumas peripécias, mas igualmente muitos outros não sabiam nem imaginavam que na nossa rua, na nossa freguesia, na nossa terra tinha estado um tipografia do PCP, mas não se admirem nem a PIDE consegiu descobrir. Margarida Tengarrinha, que foi responsável pela mesma, lembrou que em tempos se tinha falado em dar o nome do camarada a este CT o que não veio a acontecer, mas aqui em Rio Tinto, iremos fazer os possíveis para que o nome de Joaquim Rafael seja dado ao Centro de Trabalho da Ponte.
Adérito Machado - Rio Tinto