Carta a um jovem comunista no dia do seu aniversário

Meu amigo,
Não te escrevo – apenas- os teus dezassete anos feitos hoje (caso a carta tenha chegado no dia previsto). Escrevo-te o que tem sido – e continuará a ser- a nossa amizade. Amizade feita de sorrisos, de confidências, de sonhos e esperanças: amizade feita de amizade. Quantas vezes, afinal, não estás comigo mesmo estando longe? Quantas vezes, estando eu sozinho, não te evoco e invento e te partilho o mais íntimo de mim? Desenho-te e pinto-te com quantas cores tem a alegria, digo: a ternura da amizade. E falo-te dos meus projectos, sabendo certa a luz ávida de saber no teu olhar. O que sonhei, meu querido amigo, cabe dentro do teu peito, cabe inteiro nas tuas mãos: um mundo novo com suas lágrimas esquecidas no passado. Um mundo onde não haja mais sangue violado, mas apenas o rumor diurno da fraternidade. Conheço-te tão bem que sei certo um mar de esperança inviolável a inundar-te o peito. Não a deixes transbordar, amigo: para que o sonho nunca traia a razão. Deixa-os viver de mão dada: cada um acompanhará o outro, passo após passo. Mas sobretudo nunca deixes de sonhar: não terias mais o que viver. E não sei, Afonso, com que mais palavras escrever a utopia da nossa amizade.

6 comentários:

Maria disse...

Isto é beleza pura......
Obrigada

Anónimo disse...

José Neves: tenho pena de não ter sido eu o destinatário desta carta - não pelos dezassete anos (onde eles já vão!) mas para viver a felicidade de ter um amigo como tu.

Anónimo disse...

José Neves
Penso que, esta carta é...de camarada para camarada!Abençoada utopia,qundo se evidência por sentimentos tão nobres.
A amizade não tem limites e, é remédio para muitos males!
Viva a amizade!!!
José Manangão

GR disse...

Zé Neves,

Deixa-me ter um momento de utopia.
Recebi uma carta cheia de ternura e amizade.
Fala do mundo novo e de fraternidade.
Recebi hoje uma carta, tão amiga!
É bom ter amigos!

GR

João Galamba disse...

Maria, António José, José Manangão, GR: Obrigado por poder contar sempre com vossas palavras fraternas.

Um abraço,

Anónimo disse...

Agradeço...
Profundamente... A carta que me envias-te, poderia descrever o quanto a tua amizade é para mim mas com esta carta deixas me sem palavras... josé Neves... tu és! e sempre serás!!! a porta da minha estima pelo mundo!!! e da minha estima pela pronfundidade da nossa amizade... Não escrevo mais pois sei que não chegaria para caracterizar a tua pessoa... Só digo isto: carta mais bonita se existir... é favor de dizer porque eu divido!!!
Ass: Kunami