"As grandes empresas estão envolvidas em fraudes...

...disse hoje o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomaz." In Público 15.11.2007

Quem diria..., as grandes empresas a cometerem fraudes. Por muito estranho que pareça aos olhos mais cépticos de quem ler esta notícia, o mais anormal disto não está propriamente no quem comete as fraudes: todos nós sabemos que- infelizmente- todas as grandes empresas existem e exclusivamente para obtenção de lucros. E, na luta pela acumulação de capital, os fins justificam todos e quaisquer meios. O estranho da questão é um Secretário de Estado assumir tal barbaridade como sendo normal e algo de pouca importância que se pode acrescentar à lista infindável e inconcretizável de promessas do governo. Afinal, quem é o grande responsável por vigiar as empresas? Quem tem obrigação de não permitir que isto aconteça? O Exmº Srº João Amaral Tomaz atirou para o ar, com jeito de inocência, que há empresas grandes que enganam e ultrajam o governo. Que as há, há! (nunca ninguém pôs isso em causa- e, como tal tem que se eliminar esse mal), mas que as deixam haver, também!


5 comentários:

Anónimo disse...

José Neves
Os que hoje estão a DESgovernar, amanhã,estão nas grandes empresas,e depois voltam,para o Desgoverno, vivem dentro deste circuito, fazendo grande sacrifício , para o bem de todos!
...nós é que...somos ingratos!!!!
José Manangão

João Galamba disse...

Sabe-se lá José Manangão se o Exmº Secretário de Estado que pronunciou tal sentença não esteve já numa dessas empresas que cometiam fraudes...

Fernando Samuel disse...

Quem dá ordens a quem?
Quem obedece a quem?

O grande capital (as grandes empresas) dá ordens ao governo.
O governo obedece ao grande capital (às grandes empresas).

É esta a lógica da ditadura do grande capital (ou, se se preferir, da democracia burguesa) em que vivemos.

Lutar contra esta «lógica», derrotá-la e substituí-la pela lógica do proletariado é a nossa tarefa. Por isso... A LUTA CONTINUA.

Ana Maria Teixeira disse...

É a lógica do dá 100 e retira 1000, mas sempre com a salvaguarda de que é para nosso bem, com a promessa de que é realmente necessário e que se assim for, tudo irá melhorar. Ilusões... Os grandes grupos económicos andam como tubarão na água, e o DESgoverno é a rémora que o acompanha, não é comida, deixa-se estar, limpa-lhe as bactérias, segue-o para todo o lado, e os pequenos peixes que se cuidem, pois batendo a fome, são literalmente engolidos. A rémora satisfeita observa esperando que lhe sobre uma espinha para se deliciar no banquete.
Pois nós apelamos aos "cardumes" que se juntem e lutem contra o monstro e seus compinchas que nos vão dando dentadas sucessivas no pão que trabalhámos para conseguir.
E vamos lá amigos e camaradas lutar para que o nosso projecto vá Avante!

Anónimo disse...

As grandes empresas fogem, todavia, para este governo e este PS as pessoas com deficiência são portadoras de privilégios. Mas quem não sabe que para além das despesas dos ditos normais ainda têm despesas decorrentes da sua deficiência?!... e as discriminações e as barreiras de toda ordem?!... este governo de cobardes só sabe atacar os mais fracos.