Alunos deficientes de Viseu obrigados a deixar escola por falta de apoio educativo

"Seis alunos com necessidades educativas especiais, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Infante D. Henrique, em Viseu, deixaram de poder frequentar os respectivos estabelecimentos de ensino por não terem quem os acompanhe na escola."


É melhor poupar. Sim, não haja dúvidas: é melhor contermos o nosso dinheiro para que o não gastemos em causas inúteis. E o alfabetizar, educar, culturalizar alunos deficientes é sempre uma causa inútil neste país de pelintras. Foram "só seis" alunos, dizem-nos as vozes sábias dos governantes: e que opção nos sobra senão o silêncio perante tão douta afirmação. E digo agora eu: foram "só" seis pessoas que viram os seus direitos mais básicos serem violados. E bastavam só mais 2 ou 3 milhares de € mensais, remunerando assim as auxiliares de educação que os pudessem acompanhar, para que isso não acontecesse neste estado "de direito". Mas temos que compreender: são sagradas essas migalhas de orçamento num país de contenções. Contenções que apenas afectam a classe trabalhadora, claro está!, ou não existissem ordenados excêntricos em cargos públicos: EDP, RTP, CGD, GALP,.. E a lista continuaria por cargos conhecidos, ou por outros mais obscuros (normalmente chamados por tachos e cunhas)... Ah, mas compreendamos: não se pode cortar nesses ramos: estaríamos a pôr em causa o desempenho, reconhecido e aclamado por todos, de tão importantes personalidades que sempre ao bem-fazer foram dadas.

1 comentário:

GR disse...

Li a notícia nos jornais e vi na televisão o pequeno Stephen de Viseu. Tão pequeno, tão grande sofrimento, preso a uma cama, entubado e num caderno escrevia. Com uma perfeita e bonita caligrafia, apercebi-me da sua grande vontade de aprender. Um menino de 7 anos, apesar de todas as dificuldades físicas quer viver e aprender. Um desrespeito desumano tirar a estas crianças, direitos consagrados na C. R.
Este (des)governo diariamente dá provas do desprezo que tem pelas crianças. É na Saúde, no ensino, no processo vergonhoso da Casa Pia, e em tantos outros!
Já não bastava os trabalhadores sofrerem, agora até as crianças!

GR