O dia da consulta popular

Ainda sobre os acontecimentos de Timor-Leste – Retrato da situação que se vive no mundo.

Há oito anos atrás, a 30 de Agosto de 1999, realizava-se o referendo para a independência do território em Timor-Leste. A esmagadora maioria da população votou pela independência do território.

Nessa altura a opinião do povo foi soberana. Mas a repressão fez-se logo sentir, as milícias protegidas pelo exército indonésio, embarcaram numa onda de violência mesmo antes da proclamação dos resultados. Perseguiram-se todos os suspeitos de terem votado pela independência.

Passado oito anos, ao contrário da violência exercida, os EUA e a Austrália silenciosamente violaram a decisão dos timorenses, através do golpe de estado às eleições de 30 de Junho de 2007.

Esta forma de democraCIA é retrato da escalada imperialista. Tal como a 30 de Agosto de 1999, fica uma certeza, A LUTA CONTINUA pela soberania de Timor-Leste.


2 comentários:

Anónimo disse...

A decisão do povo é soberana, e os EUA sempre a meter o bedelho onde não foram chamados, pensam-se os donos do mundo. Um dia destes, esperemos que para breve, sai-lhes o tiro pela culatra.

Anónimo disse...

Do imperialismo Americano já nada me admira!
Agora o que me deixa triste é ver estes (revolucionários)que em 1999 pediram e RECEBERAM auxilio de tantos democratas e agora mordem a mão de quêm os auxiliou despresando as regras democráticas.
Estou certo que o POVOde Timor saberá encontrar o caminho para uma nova liberdade.
José Manangão