A LUTA CONTINUA

25 DE ABRIL SEMPRE
FASCISMO NUNCA MAIS


Centenas de pessoas, respondendo ao apelo da URAP, participaram esta manhã na Romagem ao Mausoléu dos Tarrafalistas.
Eram homens e mulheres em muitos casos de idade avançada, em muitos casos, também, jovens, muito jovens, nascidos depois do 25 de Abril.

«Aos que na longa noite fascista foram portadores da chama da liberdade e pela liberdade morreram no campo de concentração do Tarrafal»: eis a legenda gravada na face central do monumento.

Foi tudo muito simples, muito sentido e, por isso, muito belo.
Uma jovem da Direcção da URAP - Ana Pato - em breves palavras explicou as razões da iniciativa e deu a palavra, primeiro a Aurélio Santos - Coordenador da URAP - depois ao jovem Paulo Marques - do Conselho Directivo da URAP.

Aurélio Santos falou do contexto político nacional e internacional existente ao tempo da criação do Campo da Morte Lenta e dos objectivos do fascismo ao criá-lo; da derrota do nazi-fascismo em 1945; da derrota do fascismo salazarista/caetanista em 1974.
E, considerando que seria perigoso pensarmos que essas derrotas liquidaram definitivamente o fascismo, alertou para as «sementes» que ele deixou e que, no momento actual, são bem visíveis em muitos aspectos.
Terminou dizendo que a melhor homenagem que podemos prestar aos que, resistindo, morreram no Tarrafal, é assumirmos e cumprirmos o compromisso de prosseguir a luta para que o fascismo não volte nunca mais e para que a democracia e liberdade floresçam.

Paulo Marques denunciou, com factos concretos, a campanha de branqueamento do fascismo e a pouca importância que os livros de história nas escolas dão ao regime fascista e, igualmente, à Revolução de Abril - e manifestou a determinação dos jovens em dar continuidade, no tempo que vivemos, à luta dos que ali estávamos a homenagear.

Depois, o Actor Fernando Tavares Marques leu poemas de Armindo Rodrigues e de José Carlos Ary dos Santos.

No final, cantámos: a JORNADA, a GRÂNDOLA e o HINO NACIONAL.

E gritámos: 25 DE ABRIL SEMPRE, FASCISMO NUNCA MAIS!
A LUTA CONTINUA!

6 comentários:

GR disse...

Como gostaria de ter estado nesta comovente Homenagem.
Mais do que nunca é necessário, solidarizarmo-nos com a URAP (tornamo-nos sócios, ajudando economicamente, fazendo passar a s suas actividades).

25 de Abril Sempre!
Fascismo Nunca Mais!

GR

Fernando Samuel disse...

gr: foi lindo,podes crer.
Um beijo.

João Filipe Rodrigues disse...

Apesar de não ter estado presente, uma certeza tenho A LUTA CONTINUA, aí que continua, continua.

João Filipe Rodrigues disse...

Sabem até quando a luta continua?

Até ao dia em que "pertencer ao povo, o que o povo produzir".

Anónimo disse...

A luta continuará. O assassínio dos nossos camaradas no Tarrafal e noutos sítios de portugal e do Mundo não impediu que estejamos aqui prontos para o que der e vier. Mais tarde ou mais cedo o povo vencerá.

Fernando Samuel disse...

joão filipe rodrigues: é isso mesmo. E venceremos!
Abraço grande.

antuã: nós, com a nossa luta, hoje, somos dignos sucessores desses camaradas que deram a vida pelos nossos ideais.
Abraço grande.