CGTP - UNIDADE SINDICAL

CRIAÇÃO DA INTERSINDICAL


Nos últimos anos da ditadura fascista, o ascenso da luta da classe operária e dos trabalhadores traduz-se em grandes avanços, quer na luta reivindicativa, na qual obtêm importantes vitórias, quer no desenvolvimento da unidade.
Prosseguindo uma linha de intervenção com décadas de existência e com resultados notáveis, os trabalhadores reforçam a sua organização e lutam pela conquista dos sindicatos de forma a colocá-los ao serviço dos seus interesses de classe.
Verificam-se grandes avanços no aproveitamento dos sindicatos fascistas: várias dezenas de direcções são conquistadas pelos trabalhadores nesse período.
Simultaneamente, as lutas reivindicativas começam a unificar-se, por vezes abrangendo sectores profissionais inteiros. Começam a ser criadas estruturas nacionais de coordenação, dando forma a um movimento sindical unitário amplo e com grandes potencialidades.
Em 1 de Outubro de 1970 é criada a Intersindical, que viria a transformar-se na grande central sindical dos trabalhadores portugueses - unitária, de classe, democrática e de massas.


In «85 Momentos de vida e luta do PCP»

3 comentários:

Maria disse...

Foi assim, mesmo.
Pena haver gente que esteve na sua fundação e hoje anda por outros caminhos.....

Abraço
(tens por lá um prémio....)

Anónimo disse...

Maria em determinados momentos há quem seja capaz de, até na maior das adversidades, tomar partido pelo futuro. Todavia, a constatação de que as coisas não estão ao virar da esquina e a promessa de benefícios a curto prazo dão a volta a quem não estiver devidamente consciente do que quer.

GR disse...

Actualmente a CGTP é a mais prestigiada Organização Social do país, pela suas lutas em defesa dos trabalhadores.

GR