Belmiro de Azevedo- não te chega já...?

Bem sabemos que a fortuna de 3,5 mil milhões de dólares do Belmiro de Azevedo não foi conseguida com o seu trabalho suado senão com o trabalho suado dos seus explorados trabalhadores. E hoje, quando me dirigi ao Continente do Centro Comercial Colombo, fiquei realmente assustado. E tremi de medo e de compaixão pelos desempregados à custa das mesquinhices de tão empertigado bilionário. Se há cerca de 6 anos se reduziu consideravelmente (e o consideravelmente traduz-se em milhares) o número de funcionários ao colocar a balança da fruta nas caixas (que dantes era um posto de trabalho extra), agora (e não sei há quanto tempo porque foi a primeira vez que me dirigi a tal estabelecimento) milhares de trabalhadores foram/irão ser despedidos pois as caixas com os seus respectivos trabalhadores estão a ser gradualmente substituídas por caixas automáticas. Não encontro outra expressão senão: um crime! Um crime contra as milhões de mãos desempregadas, um crime contra quem quer dar de comer aos filhos, um crime contra a dignidade da pessoa humana. Diz-me Belmiro, que valor tem o aumento da tua fortuna contra a dignidade de quem poderia estar a trabalhar, e não o está devido às tuas mesquinhices?

9 comentários:

Anónimo disse...

ouve josé neves.. realmente é verdade, mas não sei se reparaste (pois não se se era como o estabelecimento que eu vi!)essas caixas automaticas para começar são um teste para ver se as pessoas7clientes usam ou não! caso elas usem os trabalhadores serão substituidos e milhares de pessoas irão para a rua! caso contrario acontece poderia-se salvar os postos de trabalho a muitas pessoas! só há um problema que bom senso devemos de apelar? o das pessoas? ou o de belmiro? qual dos lados conseguimos pesar nesta balança?
Afonso Adão

Anónimo disse...

*(pois nao sei se era como o estabelecimento que eu vi!)
enganei-me!
Afonso Adão

Antonio Lains Galamba disse...

afonso adão: se o senhor belmiro despedir todos os funcionários ate então ocupados nas caixas as pessoas terão obrigatoriamente de pagar nas automáticas. ou então deixam de comer... não ponhas as coisas nos termos que puseste (não quero ser tirano)... essa coisa de «os consumidores decidem» tem servido para muita coisa... já para não entrar em debates bem mais aprofundados mas que possuiriam bem mais premissas e fracções, como é o caso de podermos perguntar se um consumidor, com horário laboral carregado, ordenado minimo, impostos altos (ainda por cima não revertidos em seu proveito como aconteceria num estado social)filhos para criar e contas por pagar, pode ou não optar em consciência perante a opção de pagamento em caixas automáticas... ainda para mais provavelmente mais rapidas... Agora pergunto eu, para não entrar em humanismos impossiveis de debater em linhas: caso se de o simples acontecimento (que acontece vezes de mais) de haver um engano no preço entre o publicitado e marcado nas prateleiras e o registado na maquina, quem telefona simpaticamente aos serviços competentes para repor a verdade? a quem diremos: desculpe, mas esse preço está mal!

e nao quis entrar em mesquinhices apontadas como caracteristicas da «esquerdalha» de preocupações sociais e, sublinho, civilizacionais.

Anónimo disse...

É bem visto, mas como eu disse em cima na superficie onde eu fui havia 3 caixas automatica e 18 com funcionários! Dai eu supos que fosse como que um teste! Mas mais uma vez digo que é bem visto e que muito provalvalmente antónio tens razão! Contudo penso que mesmo assim isto é um teste!(mas claro que não tenho certeza de nada), e espero bem que seja um teste! e espero bem que esse teste falhe, pois nem quero pensar nas centenas ao talvez milhares de pessoas que iram para casa sem o seu minimo rendimento! ( se é que se pode chamar minimo!)
Afonso Adão

Anónimo disse...

E ainda pagamos à PSP para defender os interesses do Belmiro. Em viseu é ele que detém a exploração do estacionamento. se passar 2 ou 3 minutos da hora marcada no parquímetro já estamos a comer. Todavia, se estacionares em segunda fila numa rotunda provavelmente não acontecerá nada.

Anónimo disse...

Soube agora que o sistema das caixas automáticas está a ser implantado em outras superfícies comerciais. O pior é que as pessoas estão a preferir as automáticas. Temos que esclarecer toda agente daquilo que está a fazer.

samuel disse...

Amigo José Neves

E porque é que achas que de algum tempo para cá, os liberalóides deram para chamar aos trabalhadores das empresas, colaboradores?
É mesmo para isto! Os colaboradores estão lá para colaborar com o empresário, para o bem da empresa. Um colaborador, a bem dizer, nem precisa muito daquilo. Colabora porque é uma pessoa que gosta de colaborar e que portanto, em qualquer altura pode deixar de o fazer (com satisfação) para o bem da produtividade e dos resultados.
É por isso que eu sinto verdadeiro nojo pelo termo "colaboradores da nossa empresa"!

Ana Maria Teixeira disse...

Não são apenas as caixas dos supermercados, penso que nas portagens também estão (ou irão) implementar essa nova forma de pagamento. Em França já existe à bastante tempo, e cá também chega mais cedo ou mais tarde, tudo em prol do encher os bolsos de alguns, que os teriam 100 gr. menos pesados se tivessem que pagar esses míseros ordenados, que para poucos representam mais um mergulho à Tio Patinhas e para muitos, quase nem dá para viver. Mas a postura vai ser a de estar a beneficiar o consumidor, mais cómodo, mais rápido, e sem ter que comunicar, pois, da maneira como as pessoas se relacionam hoje em dia, especialmente nas grandes cidades, isto só reforça o individualismo. Quanto mais afastadas as pessoas estiverem (para eles), melhor, pois quando há muita gente junta, um pensamento leva a outro, uma ideia surge, a consciência começa a tomar forma, e pior que tudo (para eles)começam a comportar-se em conformidade. E o que os poucos querem é self-made-machine-men. Qualquer dia somos máquinas, bate as palmas e dou-te um doce.
A luta é o caminho!

Anónimo disse...

Miguel Martnez Devesa
Milagro 11-Valencia-46003-España

Es triste lo que esta haciendo el Sr Belmiro de Azevedo con los trabajadores de los supermercados
"DESPEDIR" personal y automatizar los servicios, para enriquecerse más.
Bien sabe el que el Sr Belmiro
que este "ejemplo" es una pequeñez
de todas las "barbaridades" que esta cometiendo con los trabajadores.
Es curioso que en "ORDEN DOS ADVOGADOS" diga : que a sus trabajadores les "INCULCA LA LEY y que a su "CONCIENCIA "NO" LE PERMITE LOS ABUSOS DE PODER "NI" LAS INJUSTICIAS".
M e gustaria saber de que"CONCIENCIA" habla.
Yo soy un extrabajador de su grupo
trabajaba en "TAFISA" Valencia,
España, más de 30 años.
El Sr.Belmiro "ORDENO" mi "DESPIDO
cuando "YA" habia "ORDENADO" la
"VENTA" de la fabrica.
El Sr. Belmiro "COBRO" 120.000 euros por mi "DESPIDO" pagados por la empresa compradora.
El Sr.Belmiro "ORDENO" y "MANDO"
una persona a la fabrica para que "YO" "FIRMARA MI RENUNCIA A
120.000 EUROS y mi "DESPIDO".
"COSA QUE CONSIGUIO".
Claro que para ello tuve que ser:
"HUMILLADO,EXTORSIONADO,CHANTAGEADO,AMENAZADO,ENGAÑADO CON TRAMPAS Y
MENTIRAS".
Estos son "METODOS""DICTATORIALES"
Recurri a la "JUSTICIA" pero"NO"
pudo hacer nada porque "FIRME"
¿VOLUNTARIO? y menos con los abogados del Sr. Belmiro que son los mejores de España.
M e gustaria saber ¿como se llama
esto?.
Yo creo que "ABUSO DE PODER E
INJUSTICIA".
Aunque el Sr Belmiro diga lo contrario.
`Por eso lo que hace en Portugal lo hizo tambien en España.
Es una "PENA" que un hombre que nacio de familia "humilde" y se vanaglorie de ello , consiguiendo toda su "RIQUEZA" con la"AYUDA"
De la gente "HUMILDE"Portuguesa y PORTUGAL. ("NO") tenga "SENSIBILIDAD"y JUSTICIA" con su "PUEBLO".
Y solo piense en como "ENRIQUECERSE" CADA VEZ MÁS, COMO SEA Y DE LA FORMA QUE SEA.

UN SALUDO
MIGUEL MARTINEZ DEVESA