PRÉMIOS

DO PESSOA AO NOBEL


O Prémio Fernando Pessoa foi atribuído a Irene Pimentel, pelo seu livro «História da PIDE».

Já me referi a esta Autora quando de uma entrevista por ela dada e na qual sintetizava assim a acção criminosa e terrorista da polícia política do fascismo: «A PIDE prendeu pouco e matou pouco».

Ao que parece, o júri do Prémio Pessoa (que era um júri muito, muito plural: tirando os comunistas tudo o resto lá estava representado...) concorda com a síntese.

Se, na sua próxima obra sobre o tema, a Autora concluir, por exemplo, que a PIDE não prendeu nem matou, é muito possível que ainda venha a ganhar o Nobel.


7 comentários:

GR disse...

Merece o PS - Prémio do Sistema!
Esta mulherzinha tanto se esforçou a branquear a História e não foi com lixívia, nem Tide! Foi com a Mentira, dizendo “. "A PVDE era uma polícia mais sem lei, muito brutal. A PIDE era mais científica e recorria mais à tortura.", “"Não era muito frequente preparar-se uma armadilha para matar".
No Blog «http://ocastendo.blogs.sapo.pt/86536.html» “Haja Memória”, podemos ver a atitude cientifica da PIDE!

A actual premiada do PS (Prémio do Sistema), ao branquear a História, a PIDE e o fascismo, merece-me todo o repudio e um nome FASCISTA!

GR

Anónimo disse...

A história deles é de fixão. infelismente a história verdadeira,quem a sabe, são os comunistas e outros democratas, que, por lá passaram mas,os grandes mártires infelismente foram os comunistas.
Estes senhores historiadores/as falam de uma maneira depreciativa, pensando que, os comunistas sentem orgulho em terem sido mártires ás mãos da PIDE.
Os comunistas sentem orgulho, mas é pela luta que os levou a serem martirizados, e o POVO Português não vai esquecer isso, por mais historiadores/as (branqueadores/as)
premiadas ou não,há coisas que o tempo não consegue apagar, porque os comunistas não deixam.
VIVA O PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS
jOSÉ mANANGÃO

Anónimo disse...

Dos membros do «júri» fazia parte o inevitável Mário Soares, «pai da democraCIA»...

Anónimo disse...

Mário Soares é pai da democra-cia.... Quanto à estoriadora do sistema o melhor é o desprezo!... Um dia até os cães famintos fugirão dela.

Anónimo disse...

A senhora esqueceu-se de dizer que a PIDE matava devagarinho e que a estátua e a tortura do sono já estão legalizadas nos EUA do Carluci condecorado pelo padrasto da democracia.E que o sádico Manholas quando um democrata não se vergava dizia aos seus esbirros "tirem-lhe o pãozinho, tirem-lhe o pãozinho" e sem pãozinho não se morre logo.Pobre Fernando Pessoa metido com gentalha desta.

Fernando Samuel disse...

gr, manangão,joão craveiro, antuã, cs: um abraço para todos.

a formiga disse...

Tiveram oportunidade de ler a entrevista a esta pseudo intelectual, publicada no expresso da passada semana?
Gosto da parte em que ela diz, que a história não se faz de memórias, mas de factos escritos.
Querem ver que esta senhora encontrou documentos da PIDE a descrever as mortes, as torturas,...
Deste modo a mulher tem razão, nunca houve PIDES, só meninos de coro...