FARSANTES (II)

MIGUEL SABE MUITO


Escreveu Miguel Sousa Tavares (citado pelo Público de hoje): «A Europa sacode os seus problemas de consciência (com África), como um pai que passa um cheque ao filho 'com problemas' e não se preocupa mais com o assunto. (...) A Europa continuará a dar peixes, mas não a ensinar a pescar.»

Trata-se de uma inteligenciação feita de patas para o ar, mas é evidente que o Miguel sabe disto que se farta: sabe que o cheque é careca; sabe que o peixe é podre; sabe quem é que, na África, pesca o quê...

E sabendo tudo isso, sabe também que o método utilizado pela Europa na pesca africana é o arrastão: uma rede gigantesca, de malha inteligente e cirúrgica, que selecciona e leva consigo tudo quanto é riqueza dos povos africanos e deixa atrás de si o horror: um inferno de miséria, de fome, de doença, de morte, de barbárie.

Miguel sabe muito, como se vê.
E sabe, ainda, que enquanto souber o que sabe, terá sempre lugar cativo e bem pago - muito, muito bem pago! - em qualquer dos órgãos de comunicação social que são propriedade dos donos do arrastão.

Ou seja: quem recebe o cheque válido é o Miguel - que, assim, nem precisa de aprender a pescar...

7 comentários:

GR disse...

Dá muito jeito ter um Miguel, num órgão de comunicação social!
Com um ar irreverente e despreocupado, vai mandando uns bitaites.
Por vezes quase parece que está a contestar! Não!
Ele não é burro! Ele sabe pescar!
Sempre ao lado de quem lhe dá uns trocos, só notas lilases, sempre dá um jeitão para o Dakar. Porque ele, adora África!
Um abraço ao PS, um aperto amigável ao PSD!
O Miguel é um artistão!
Sabe pescar mas só para o seu lado, nunca se esquece de si!
Assim vai permanecendo nas Tv’s. É um homem do Sistema, seja qual ele for!

GR

Anónimo disse...

O Miguel é um sabichão. Ele sabe de tudo. Para entrar na campanha contra a Segurança Social pública até afirmou que a causa das "dificuldades" desta era a Saúde. O homenzinho sabe tudo mas não sabe que a saúde não tem nada com a Segurança Social. Ou se sabe, pensa que os Portugueses são todos burros.

Anónimo disse...

De facto, impressiona o que esse Miguel sabe! É caso para dizer: sabe-a toda.

Anónimo disse...

No tempo da ditadura,era o João Coito,o Barradas de Oliveira.
Esta vida de jornalista comentarista,é que está a dar!
Até parece que, estão do lado do povo mas,comem para falar e comem para calar, resumindo "eles comem tudo"só que a blogosfera, não os deixa fazer a digestão,como eles querem!
José Manangão

samuel disse...

O grande problema das coisas que o Miguel sabe, é que quanto mais se sabe sobre o Miguel, menos interessa o que ele sabe...

Eladio Osorio Montenegro disse...

Bo día dende a Espanha. Gostei moito de poder ler o seu blog. Se vostede quiser pode pasar polo meu en http://caldelaodecaldelas.blogspot.com

Fernando Samuel disse...

A todos: obrigado pela visita. Voltem sempre.Abraços.