LEIS COM RAÍZES NO PASSADO

NÃO PASSARÃO!


Respondendo à solicitação feita, o PCP informou o Tribunal Constitucional de que tem mais de cinco mil militantes - anunciou, ontem, o Secretariado do CC do Partido, num comunicado em que, uma vez mais, denunciava o carácter antidemocrático das leis dos partidos e do seu financiamento, e a determinação de continuar a lutar pela revogação dessas leis.

É claro que «não foram entregues documentos internos, nem nomes, nem fichas de militantes».

As leis em causa - que visam essencialmente o PCP - são bem reveladoras do estado a que chegou a democracia no nosso País, quase 34 anos após o 25 de Abril.
À ditadura terrorista do grande capital - que, durante 48 anos oprimiu Portugal e os portugueses e fez dos comunistas e do seu Partido, o alvo prioritário da sua brutal acção repressiva - sucedeu a ditadura burguesa do grande capital - construída ao longo dos últimos 31 anos, num processo de crescente, e agora total, domínio do poder económico sobre o poder político, e que vê no PCP o inimigo a abater - porque não baixa os braços, porque luta, porque não desiste - nem desistirá - de construir em Portugal uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e exploração.

Assim, as leis dos partidos e do seu financiamento, impostas por estes herdeiros de Salazar de fachada democrática, constituem formas repressivas com raízes no passado fascista, criteriosamente adaptadas aos tempos actuais.

No caso da lei dos partidos, eles pretendem que o PCP deixe de ser o que é e passe a ser aquilo que eles querem que seja; pretendem impor que o Partido se organize e funcione, não como os seus militantes querem e decidem, mas como eles, inimigos do Partido, desejam.

No caso da lei do financiamento, visam, em primeiro lugar e acima de tudo, a Festa do Avante! - realização que eles não suportam porque ela é a demonstração mais evidente de várias verdades que os incomodam e que nem através da comunicação social dominante conseguem ocultar: a força do colectivo partidário; a força da consciência militante e do trabalho voluntário; a força dos ideais de liberdade, de justiça social, de fraternidade, de solidariedade, de camaradagem - tudo isto confirmando que, no quadro partidário nacional, «o PCP é um partido diferente dos que são todos iguais».

E em tudo isto, o que mais incomoda e irrita e enraivece estes salazarentos serôdios, é que eles sabem - certeza certa - que, hoje como no passado fascista, «não passarão!»


6 comentários:

Antonio Lains Galamba disse...

«Enquanto há força no braço que vinga / (...) / Seremos muitos seremos alguém!»

GR disse...

Durante esta última FA tendo-me sentado no sector Alentejano para descansar, um grupo de camaradas (homens) discutiam a nova Lei do Financiamento.
Todos em comum diziam que esta Lei era, para atingir a nossa grande FA! eu continuava a ouvir (concordando inteiramente), até que um dos mais velhos pondo-se de pé, a sua pele morena tornou-se avermelhada de raiva e levantando o tom de voz disse:”Não conseguirão destruir a nossa Festa! Sofri muito na PIDE, mas não são estes cabrões do ps, que me hão-de tirar a minha menina dos olhos. Têm que me matar primeiro!” Começando a andar, tirou um lenço do bolso e limpou os olhos.
Os outros camaradas foram buscá-lo, enquanto “brincavam” com a situação (talvez para acalmar o velho camarada).
Suportou as torturas da PIDE mas, não aguentava ver a destruição “da sua menina dos olhos” a nossa Festa do Avante!
Como gostava de ter chegado perto dele, dar-lhe um beijo e dizer-lhe: “terão que nos matar primeiro, na nossa Festa ninguém mexe. É nossa!”
Levantei-me muito emocionada, continuando a percorrer a NOSSA FESTA.

Leis que irão criar situações bastante preocupantes mas,
«não passarão!»
Somos muitos mil para continuar Abril!
«não passarão!»

GR

Maria disse...

Eles nem sabem a força que nós temos, ainda!
Eles nem sonham a força que somos capazes de ter, redobrada, triplicada, cada um de nós, se, sempre e quando for preciso!.
Eles não NOS sabem!

Abraço

Anónimo disse...

Seria bom que o Tribunal Constitucional em vez de se transformar numa espécie de PIDE, ao querer saber quem são os militantes do PCP, se preocupasse com a sua função, isto é, fosse realmente o fiscal da constitucionalidade das normas deste país.

Anónimo disse...

Por todos os meios, querem abater o PCP, atingem os limites da maldade ,e do ridículo, tal é o medo do PCP da sua força e do seu exemplo, mostrando como deve e pode viver melhor o POVO português.
Eles sabem que o tempo, conta a nosso favor, aos comunistas tudo se exige, aos outros tudo se desculpa.
Desejo para o novo ano que o POVO a que pertenço,aprenda a desconfiar
aprenda a analisar, e aprenda a votar e, não fiquem em casa venham lutar ao nosso lado, ajudem-nos e nós os ajudaremos.
Se não lutarmos...ELES COMEM TUDO!
JOSÉ MANANGÃO

Fernando Samuel disse...

Já agora, acrescente-se que estas duas leis foram aprovadas pelo PS e pelo PSD e que, sobre elas, disse o então PR Jorge Sampaio que eram «muito positivas»...

Abraços e beijos para todos.