BCP/CGD: AS DUAS FACES DA MOEDA

TUDO EM FAMÍLIA


Na reunião de accionistas do BCP, ontem realizada, António Mexia - que foi ministro do Governo de Santana Lopes e é Presidente da EDP e membro do PSD - propôs Carlos Santos Ferreira para Presidente do BCP.
Tudo indica que a proposta será aceite na Assembleia-Geral da próxima sexta-feira.

As decisões em vias de concretização no que respeita ao BCP, depois da decisão anteontem tomada por Vítor Constâncio - Presidente do Banco de Portugal e membro do PS - surgem na sequência de um processo que suscita «desconforto» a alguns accionistas anónimos (ver Público de hoje) que consideram que a «crise do BCP se encaminha para uma solução que constitui «uma forma indirecta de o Governo "tomar" conta do grupo» e, se assim for, «o executivo garante a "mão" nos dois maiores bancos nacionais.»

Carlos Santos Ferreira - membro do PS - foi administrador da ANA-EP; Presidente do Aeroporto de Macau; Presidente da Mundial Confiança; Administrador da Segurança & Pensões (ex-BCP); Vice-presidente da Estoril Sol e, desde 2005, Presidente da Caixa Geral de Depósitos.

Entretanto:

«Armando Vara vai com Santos Ferreira para o BCP» - titula o Diário de Notícias de hoje.

Armando Vara, membro do PS, é, também ele, possuidor de um vasto e próspero currículo. Dele se pode dizer, como é uso nestes casos, que subiu a pulso na vida ou que comeu o pão que o diabo amassou: começou como funcionário de balcão da CGD em Mogadouro; após o 25 de Abril inscreveu-se no PS: Mário Soares, António Guterres e José Sócrates, foram, cada um no seu tempo, os «seus ídolos»: Soares levou-o para deputado e Guterres chamou-o para o Governo - do qual foi afastado por «alegadas irregularidades cometidas na Fundação para a Prevenção e Segurança» que ele fundara enquanto membro do Governo («processo que seria arquivado pela PGR»); em 2005 foi nomeado administrador e, mais tarde, vice-presidente da CGD; em 2006 passa a ser, acunulando funções, administrador da Portugal Telecom («terá de ir à PT 12 vezes por ano durante quatro horas», pelo que recebe mensalmente 1. 250 euros): Sócrates deu-lhe, agora, o BCP.

Para substituir Carlos Santos Ferreira na presidência da CGD fala-se no ex-ministro das Finanças e membro do PS, Campos Cunha.

Todavia, o líder do PSD, Luís Filipe Menezes - cumprindo o prometido papel de martirizador de Sócrates - já propôs que o novo presidente da CGD seja Miguel Cadilhe - que é membro do PSD, fez parte dos governos de Sá Carneiro e Cavaco Silva e foi, nomeadamente, consultor da várias empresas do BPA, Presidente do Conselho de Administração do BFE e do BBI, e Administrador do BPA e do BCP.

Como se vê, sejam quais forem as decisões finais, tanto em relação ao BCP como em relação à CGD, fica tudo em família.
Como é próprio da Quadra de Natal...



7 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto existe
Tudo isto é triste
Tudo isto é fado
É disto que o meu Povo gosta, sempre de Joelhos, perante estes senhores que nos escravisão.
Quando será que este Povo vai aprender?
O que me preocupa,é que nas próximas eleições, são eles que vão ganhar, e vamos ter mais 4 anos de "mais do mesmo"
Eu não acredito em bruxas mas...ainda à quem acredite!
josé manangão

Talina disse...

Ora pois, são tudo bons rapazes.

È um fartar vilanagem.

samuel disse...

Caro Fernando Samuel

Vai uma aposta que eu e tu não vamos ser convidados para a administração do BCP?
Esta minha convicção é resultado de um estudo sério e exaustivo :)))

Fernando Samuel disse...

poesianopopular: como dizes, é bem provável que eles - o PS(D)- voltem a ganhar as próximas eleições.
E, como também sabes, é certo que nós vamos continuar a lutar - e que a vitória será nossa.

talina: «são tudo bons rapazes», ou: isto anda tudo ligado...

samuel: curioso: também eu procedi a «um estudo sério e exausto» e cheguei a essa mesmíssima conclusão. Isto até parece bruxedo...

Abraços para todos.

Anónimo disse...

Eles fazem todos parte da vara.

Fernando Samuel disse...

antuã: isto anda tudo ligado, não anda?

Abraço.

Anónimo disse...

ANTUÂ
Não me digas uma coisa dessas que eu ...nunca mais vou comer carne de porco!
josé manangão