QUE DIREITOS HUMANOS?

Ahmed Binyam Mohamed é um cidadão etíope, com 29 anos de idade.
Adolescente, foi estudar para Londres e a dada altura passou a consumir drogas.
Tentando livrar-se da dependência, em 2001 foi para o Paquistão onde fez uma cura em «retiro espiritual».
No regresso, em Abril do ano seguinte, foi detido no aeroporto de Londres por alegadas «irregularidades no passaporte» - que viriam a ser transformadas na acusação de estar ligado à Al-Qaeda.
Em Londres foi interrogado, primeiro por polícias paquistaneses e britânicos e, depois, pelo FBI e pelo M16 (serviços secretos britânicos).
Negou as acusações.
A seguir foi enviado para o Paquistão - onde continuou a negar as acusações - e, posteriormente, seguiu para Marrocos, num voo da CIA.
Ali, após 18 meses de interrogatórios contínuos pela CIA - durante os quais continuou a negar as acusações - foi barbaramente torturado, designadamente «pendurado pelos pulsos durante horas e sujeito a lacerações no pescoço e no pénis com lâminas de barbear».
Então, confessou, isto é: assinou os papéis que os torturadores lhe puseram à frente.
Foi, então, transferido para o Afeganistão donde seguiu para Guantánamo.

Nestas viagens em voos da CIA, Ahmed passou duas vezes por Portugal (Porto e Lages, donde seguiu para Guantánamo). Trata-se de dois dos «pelo menos 48 voos» da CIA que, entre 2002 e 2005, passaram por Portugal, em tempo de governos Guterres, Barroso, Santana e Sócrates.

Agora, Ahmed vai ser julgado e o seu advogado escreveu a José Sócrates pedindo a confirmação dessas duas passagens por Portugal - confirmação que, segundo o advogado, se reveste de importância crucial para a defesa do jovem etíope.

Aguarda-se a resposta de Sócrates - que, se não estou em erro, continua a dizer que não houve voos da CIA em Portugal... e que considera Bush um exemplo na luta pelos direitos humanos...
A que «direitos humanos» se referirá Sócrates?

3 comentários:

Anónimo disse...

Aos direitos dos capitalistas. os outros são os escravos e estes são coisas.

GR disse...

E nós, é que respeitamos os direitos humanos!
O capitalismo;
Destrói a vida de um jovem. De muitos jovens.
Destrói famílias.
Destrói os Direitos Humanos!
Até quando?

GR

Fernando Samuel disse...

antuã: nem mais...
Abraço amigo.

gr: o capitalismo é o crime!
Beijo amigo.