AS MASSAS EM MOVIMENTO

Em 14 de Janeiro, o ditador Ben Ali, da Tunísia, foi obrigado a fazer as malas, na sequência de poderosas manifestações populares.
A repressão brutal a que recorreu, provocando dezenas de mortos e milhares de feridos, desta vez foi impotente face à força das massas populares em movimento.
Recorde-se que Ben Ali - agente da CIA, formado na Senior Intelligence School de Fort Holabied - chegou ao poder na sequência de um golpe organizado pela CIA, em 1987.
Desde então, e até agora - durante 23 anos - o ditador Ben Ali e o seu partido único - o RCD, membro da Internacional Socialista... - foi apoiado pelos EUA, França, Israel e Itália.
O governo chamado de transição, criado à pressa para que tudo se mantenha na mesma - 12 dos seus 19 ministros são homens da confiança de Ben Ali (ou seja, da confiança dos EUA, da França, etc. que apoiam o «novo» governo) - é contestado pelas massas populares que não parecem dispostas a aceitar mais do mesmo disfarçado de novo.
Na sexta-feira foi anunciada a criação da Frente 14 de Janeiro, composta por um conjunto de forças democráticas e progressistas - entre elas o Partido Comunista dos Operários da Tunísia.
Quer isto dizer que, na Tunísia, a luta continua.

À Tunísia seguiu-se o Egipto, onde - igualmente por efeito de poderosas manifestações de massas - o regime ditatorial de Hosni Mubarak vive momentos difíceis.
Também neste caso, a brutal repressão desencadeada pela ditadura - que já causou uma centena de mortos e milhares de feridos - está a revelar-se impotente face à força determinada do povo nas ruas.
Mandando às urtigas o «recolher obrigatório» decretado pelo ditador, os manifestantes mantêm as ruas ocupadas e exigem uma mudança de regime.
A repressão tem sido exercida essencialmente pelas forças policiais - uniformizadas e à paisana - enquanto as tropas que estão nas ruas não só não atacam os manifestantes, como, em muitos casos confraternizam com eles.
Tal como na Tunísia, a ditadura que há 30 anos oprime, reprime e explora o povo egípcio, tem tido nos EUA o seu mais fiel amigo e apoiante - e também neste caso, os EUA desenvolvem todos os esforços para «controlar a situação», registando-se grande azáfama na agência da CIA no Cairo...
O homem dos EUA para o Egipto parece ser El Baradei, que - ido de Viena - correu a juntar-se aos manifestantes...
E que, ao chegar ao Cairo, proferiu uma declaração por alguns observadores considerada «ambígua» mas que mostra bem ao que vem: «Mubarak serviu o país durante 30 anos e é altura de se reformar».
Bom, se «serviu o país» durante tanto tempo, vá-se lá embora e passe a pasta ao «servidor» que se segue - para que o mais do mesmo disfarçado de novo continue a servir, de facto, os interesses dos EUA e dos seus lacaios europeus.
No entanto - e esse é o dado mais relevante a assinalar - no Egipto, a luta continua

É difícil - e seria arriscado - fazer previsões sobre o desenvolvimento dos acontecimentos tanto na Tunísia como no Egipto: é muita a força do imperialismo; é grande a sua experiência em superar, em seu benefício, situações como estas; é conhecida a sua disposição de recorrer a todos os meios para defender os seus interesses.
Mas o que se está a passar nestes dois países, confirma luminarmente que a força das massas em movimento pode ser imparável.
Pelo que, uma coisa é certa: tudo depende da capacidade de resistência e de luta dos povos tunisino e egípcio.

E também do desenvolvimento de outros processos que parecem despontar: no Iémene, na Arábia Saudita, na Argélia, em Marrocos... enfim, em todos os países dominados por ditadores que têm como principais aliados os EUA e os seus lacaios europeus.

26 comentários:

samuel disse...

Em Langley e na Casa Branca os dias (e noites) devem andar muito agitados...
Como é possível haver gente que não entende a extensão da amizade dos EUA e a qualidade de democratas (por muito que pareçam ditadores!) dos lacaios que eles têm, estrategicamente colocados nos governos de meio mundo?

Abraço.

Anónimo disse...

É necessário não subestimar a luta anti-imperialista que os povos do Médio Oriente e não só têm levado a cabo com êxito contra o exército planetário instalado em alguns países. No fundo esta rebelião não é mais do que a continuação dessa luta que, naturalmente, vai ter os mesmos desenvolvimentos e colocar o imperialismo americano e europeu numa situação dramática. Não é por acaso que Baradei, apesar do seu "prestígio internacional" está muito apagado no meio desta grande revolta popular.
A procissão só agora está a saír do adro.

vermelho vivo disse...

E "o mundo pula e avança"! porque a luta de massas é a força que impulsiona todas as transformações da sociedade.
Provavelmente, as garras do imperialismo não permitirão o pulo e o avanço necessários para a libertação total destes povos oprimidos durante décadas pelos ditadores amigos dos EUA, mas... passo a passo, ás vezes só com uns passinhos, outras com uns passos maiores, a luta continua. E porque a luta continua, e porque é protagonizada pelas massas, a esperança de um amanhã mais sorridente para estes povos está e estará sempre de pé.

Um grande e forte abraço.

Graciete Rietsch disse...

Passo a passo, mas sempre em luta, derrubaremos todas as ditaduras(mesmo ditas democráticas) com a sua sede nos E. U.

Um beijo.

A Chispa! disse...

Estamos práticamente de acordo com o texto que escreveu, apenas discordamos quando opina, que Mubarak se deve "afastar e reformar",enquanto nós somos de opinião que deve ser preso, conjuntamente com toda a sua camarilha e expropriados de todos os seus bens.

É evidente que só o movimento de luta das massas, pode alcançar os seus objectivos e derrotar os ditadores ao serviço do capital e do imperialismo. Mas porque razão esse movimento em Portugal é apenas iniciado, e depois interrompido sem que os objectivos a que se propõe tenham sido conseguidos, possibilitando assim às forças capitalistas martirizar ainda mais e constantemente as camadas sociais mais baixas da população trabalhadora e aposentada, como mesmo as camadas intermédias assalariadas, com as suas politicas reaccionárias?

Porque razão não se é mais consequente com as formas de luta,para que o movimento de massas possa crescer sem cessar, para que no minimo e como primeira etapa se possa fazer recuar o governo nas medidas de austeridade e anti-laborais que toma?

Não terá isso a ver com o conteúdo politico das propostas que se apresenta, que em vez de ter os interesses de emancipação do proletariado em conta,vão ao encontro do desenvolvimento e dos interesses económicos da classe capitalista,(protecção das empresas portuguesas) como por exemplo o dito programa "Por um Portugal a produzir" apresentado pelo PCP, ou o dito Plano Fiscal proposto pelo BE que têm como alvo prioritário a salvação da economia nacional,e que na maioria dos seus pontos faz parte da estratégia de recuperação económica com que o governo tem confrontado os trabalhadores,para impedir o agravamento da crise e que neste caso tem a ver com as medidas de austeridade já tomadas,como por exemplo o aumento dos impostos, redução dos salários e dos direitos dos trabalhadores, no sentido de fazer baixar os custos de produção, para possibilitar aos capitalistas portugueses um maior grau de competitividade? Será que isto é assim tão dificil de ver ou não se quer ver, porque há outros interesses individuais ou de classe a defender?

A melhor prova que podemos prestar da nossa solidariedade com os povos em luta, em particular com os da Tunisia, do Egipto,do Iémem, da Mauritânia, de Marrocos, da Albânia etc. etc. é em Portugal sermos mais consequentes com os nossos processos de luta e não os deixarmos práticamente sempre a meio e com pesadas derrotas para os trabalhadores, se assim fazermos a EXPLOSÃO social que atingiu estes países, acontecerá também entre nós, ou não serão os motivos da explosão social deles, os mesmos que temos em Portugal.

Repetindo, só temos que ser mais consequentes e dotar as estruturas representativas dos trabalhadores, com gente séria, combativa e REVOLUCIONÁRIA.

Samuel:Essa da "terra queimada" fez-me lembrar o aviso de Marcelo Caetano, quando foi detido pelos militares do 25 de Abril,o problema dele não era a sua detenção, porque sabia que não lhe ía acontecer NADA, mas a preocupação para que estes "Não deixassem cair o poder nas mãos da populaça".

Pelo estilo de vida pequeno burguês que SEMPRE levou, é natural que queira defender esse previlégio, mas tenha cuidado com a forma como o expressa, porque senão dá a atender que tem mais medo da REVOLUÇÃO PROLETÁRIA do que do FASCISMO.

Quanto aos "catedráticos" achamos que tem alguma razão,mas olhe que no seu meio também lá estão alguns...bem seus amigos.

Um abraço
A Chispa!

Xá disse...

A Chispa ao poder já!...

Anónimo disse...

Os povos movimentam-se e isso quer dizer que não cchegámos ao fim da história.

Antuã

Anónimo disse...

A chispa dá conselhos a toda a gente. Não admira, porque a chispa é omnisciente, sabe tudo acerca de todos... e é feliz.
Só é pena não ser omnipotente... ou será?
Que grande ponto a chispinha é.
O que é que se lhe há-de fazer?!
Falem dela, respondam-lhe qualquer coisita, para a tornar ainda mais feliz.
Assim saberá que existe.

Campaniça

Mário disse...

O sabujo que mais me atazana é o babas de boliqueime, mas, justifica-se não parecer tão vinculado à cia e companhia, afinal o primeiro cão de estimação português é aquele que vive na barraca da casa-branca.
Por outra parte, inédito, "mubarak na cadeia".

Belo post.

Um abraço!

vermelho vivo disse...

Aqui no minho, temos um prato típico a que chamamos “chispalhada”. Trata-se de uma mistura de carne de várias partes do porco, vários legumes, feijão...
Será por isso que esta lenga-lenga da “chispa” me recorda essa “chispalhada” de educadores do proletariado como Durão Barroso, Ana Gomes, Maria José Morgado, Saldanha Sanches, José Lamego, Vítor Ramalho...???
Mas... Atenção! A “chispalhada do minho recomenda-se! A outra... Como diz o povo: “quem não os conhecer que os compre!”

GR disse...

Os EUA estão em todos os países, situações, em todo o lado para destabilizar, até quando?
Na Tunísia a juventude está na rua, sabem reivindicar, apesar dos yankis, tentar engana-los. No Egipto há maior confusão (!!!), vão aparecendo figuras de estilo bem disfarçadas. Para já, há a lamentar a destruição de alguns museus que nada tem haver com a Luta, porém, estão a ser danificados, é pena!
A Revolução está na Rua!

Bjs,
(um abraço ao Vermelho Vivo)

GR

samuel disse...

Ó chispa, filhos,

Primeiro, metam o abraço num sítio onde fique quentinho.

Segundo, vida de pequeno burguês e “mais medo da revolução do que do fascismo” tem a pata que vos pôs.

Terceiro, essa arrogância absoluta, mesmo que disfarçada com “concordâncias” e “abraços”... tem muito de fascista!

Quarto, peço sinceramente desculpa por não ter incluído na minha penúltima resposta, que era suposto ser a última, a informação de que não estou disposto a continuar estas chicuelinas e verónicas. Sobretudo, porque detesto touradas, mas também porque estou a ficar cansado do braço.

Já tenho muito menos anos para viver do que aqueles que vivi... e nem que a vaca tussa estarei disposto a passá-los perdendo tempo em conversas com cromos como vocês.

E pronto! É o fim do que poderia ter sido uma bela inimizade... ☺ ☺ ☺

Adeus.

(Espero que seja evidente para todos os frequentadores, que o Fernando Samuel, um dos autores deste blog, não sou eu, Samuel... o tonto que, ao contrário do bem mais avisado Fernando Samuel, caiu na esparrela de dar troco à chispa... até hoje!)

Justine disse...

O mundo vai avançando, apesar dos obstáculos disfarçados de dirigentes ao serviço do povo...

Eduardo Miguel Pereira disse...

(C)h(I)sp(A) !

O Puma disse...

Obama que sempre pagou

agora cobra

hipocritamente

Bolota disse...

Internacional Socialista da qual também faz parte o Partido Nacional Democrático do Presidente egípcio, Hosni Mubarak.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1769706&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DN-Globo+(DN+-+Globo)

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

Maria disse...

Tenho que vir aqui com mais tempo.
Agora deixo-te apenas um beijo grande.

Anónimo disse...

Samuel como é possivel tanta BOÇALIDADE e ORDINARICE, só uma pessoa que não se consegue defender do ponto de vista politco as "suas"opiniões é que recorre a tal linguagem. Depois admiramo-nos quando os resultados eleitorais não nos favorecem.

Saudações Fraternais,para o Fernando e restantes comentadores.
Desculpem o anonimato

do Zambujal disse...

Imparaável!
Embora, às vezes, pareçam paradas ou, nalguns períodos, se enganem e metam por atalhos.

samuel disse...

Anónimo (10:30):

Caro anónimo. Também não gosto particularmente daquela linguagem... mas acontece que gosto ainda menos dos "abraços fraternais" da Chispa, depois de ser insultado e provocado e, já agora, ainda bem que não me incluiu nos seus.
A minha "boçalidade e ordinarice" teve o fim meramente utilitário de criar, definitivamente, um cordão sanitário entre mim e essa gente.
QUARENTA ANOS a aturá-los... já basta!!!

Passar bem!

Anónimo disse...

Samuel: Se tivesses defendido correctamente as "tuas" opiniões e demonstrado que tinhas razão, como era razoável fazer, aliás como fazes com todos aqueles que estão á tua direita, possivelmente tinhas contribuído para uma melhor imagem da politica do partido e ganhares algumas pessoas para o nosso lado.

Mas como acabas por não reconhecer a minha chamada de atenção, então continua a proceder como entederes, mas não te desculpes com essa dos quarenta anos!?...

Ainda assim um abraço

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o Samuel.
Eu prefiro o português vernáculo à hipocrisia e ao cinismo dos que não são capazes de se identificar nem de dar a cara.

Campaniça

Anónimo disse...

Campaniça:Apoiar a linguagem utilizada pelo Samuel ou outro qualquer?

Mas porque somos tão educados com os da direita (nos "debates" parlamentares e televisivos, na maioria das vezes rindo e concordando com eles nas criticas ao governo como se os interesses em causa fossem os mesmos) e com aqueles, que estão à nossa esquerda temos que utilizar o português vernáculo?

Foi o Partido que te ensinou a ter esse comportamento sempre que és confrontado com alguma pessoa que não concorda contigo e com a politica do partido ou é próprio da educação burguesa reaccionária que recebeste.

Bolota disse...

“ Desculpem o anonimato
31 de Janeiro de 2011 10:39 ”

Só por este facto, todos os seus argumentos caiem por terra.
Num país livre, é absurdo esconder-se atrás dum anonimato para dizer o que pensa

Fernando Samuel disse...

samuel: a verdade é que a maioria dos pessoas acredita (aceita como verdade) o que os média todos lhes dizem...
Um abraço.

Anónimo: claro que esta luta tem antecedentes, não nasceu agora, nem caiu do céu - esperemos que ela tenha a continuidade necessária...


vermelho vivo: e essa é uma esperança bem concreta e fundamentada.
Um abração, meu amigo.

Graciete Rietsch: é essa a grande tarefa dos povos do mundo.
Um beijo.

xá: boa!
Um abraço.

Antuã: a história é ainda uma menina...
Um abraço.

Campaniça: e valerá a pena perder tempo com coisas dessas?...
Um beijo amigo.

Mário: o de Boliqueime é o que mais directamente nos trama...
Um abraço.

vermelho vivo: esse prato minhoto vale a pena - o resto é comida estragada...
Um abraço grande.

GR: um dia saberemos que é que, de facto, destruiu os museus...
Um beijo.

Justine: é isso, de facto, que mostra o processo histórico.
Um beijo.

Eduardo Miguel Pereira: bem visto.
Um abraço.

O Puma: no fundo, ele está sempre a facturar...
Um abraço.

Bolota: exactamente: a confirmar que essa internacional, de socialista só tem o nome.
Um abraço.

Maria: um beijo grande também para ti.

do Zambujal: quando descobrirem o caminho, são capazes de transformar o mundo...
Um abraço.

Campaniça: um beijo amigo.

Maria disse...

Voltei. Com tempo. Tanto que reli o post e li os comentários.
Sei que a 'paciência é revolucionária' mas tu, Fernando Samuel, tens demais... se é que é possível e compatível com o ser-se revolucionário...

Outro beijo muito grande.