OS PONTOS NOS IS...

Em relação a tudo o que é essencial - e de forma mais visível em relação ao PCP - os «politólogos» de serviço nos média do grande capital (ou nos «públicos» o que, para o caso é o mesmo) são ecos: ecos de si próprios e ecos uns dos outros...
Ler ou ouvir um, é ler ou ouvir todos - sejam eles da extrema direita, da direita, do centro ou da extrema esquerda - ou, até, independentes, como (quase) todos gostam de se intitular...

Assim, as «perguntas» que Judite de Sousa fez a Francisco Lopes, ontem, na «entrevista» (as aspas têm a ver com o facto daquilo mais parecer um interrogatório policial do que uma entrevista...) foram, em grande parte, repetições (acrescentadas da interrogação) do que os seus colegas «politólogos» têm vindo a escrever a propósito (ou a despropósito) do candidato comunista.
Um exemplo disso é o da «pergunta» sobre se a candidatura de Francisco Lopes é uma «prova de vida» para o PCP e para o próprio candidato - ao qual os referidos «politólogos» já decretaram a intenção oculta de vir a ser secretário-geral do PCP...

Se a memória me não falha, quem começou por pôr as coisas desse jeito foi o ex-esquerdista José António Lima (JAL), no Sol, logo que a candidatura de Francisco Lopes foi anunciada - candidatura que, segundo JAL, era «para desistir» porque «levar a votos» tal candidato - «com o seu perfil apagado e aparelhístico»... - seria «eleitoralmente suicidário para o PCP»...
E nessa mesma edição do Sol, um outro «politólogo» garantia que Francisco Lopes «está na calha para líder»...

De então para cá, foram vários os «politólogos» que pegaram no tema - cada um apresentando-o como se se tratasse de descoberta sua, como é uso entre eles.
A semana passada, o ex-comunista Daniel Oliveira (DO), no Expresso, sentenciou que «a votação em Francisco Lopes é determinante para o futuro dos comunistas», não hesitando em proclamar que «se o candidato não conseguir uma votação aproximada à do PCP, morre na praia» - e, embalado na «análise» necrológica, DO acrescentou (repetindo, sem citar, outros colegas «politólogos»): «E essa morte precoce pode ser trágica para os duros que, há dez anos, tomaram de assalto a Soeiro Pereira Gomes»...
(este DO se não provocasse asco metia dó...)

Ora foi tudo isto que esteve presente na tal «pergunta» de Judite de Sousa sobre a «prova de vida».
«Pergunta» à qual Francisco Lopes, pondo os pontos nos is, deu a resposta necessária - à Judite, ao JAL, ao DO e a toda a politóloga família.

Registe-se, entretanto, outro momento alto da notável prestação de Francisco Lopes, ontem.
A propósito do BPN, disse, outra vez pondo os pontos nos is:
«Há a responsabilidade de quem fez a fraude e há outra responsabilidade, que envolve Cavaco, o Governo PS e Alegre, de trazer para o erário público o prejuízo do BPN» - o que faz com que, tanto Cavaco como Alegre, queiram «desviar as atenções» dessa questão crucial.

Digam lá: que outro candidato poderia fazer tal afirmação?

10 comentários:

svasconcelos disse...

Eu vi a entrevista, mas a dada altura a jornalista começou a inquietar-me (irritar-me mesmo). Descreves bem, parecia uma pidesca agressiva que por tantas vezes interrimpia o entrevistado e se sobrepunha a ele quando este tentava responder.
E também concordo contigo, que outro candidato se comportaria com tal dignidade, que não só expôs a sua intenção como demarcou bem a posição que o distingue: a da diferença! (de toda a corja que pulula por aí a pensar que o povo tem memória curta).
Um beijo,

Mar Arável disse...

A judite

sempre foi assim

mesmo no tempo da ditadura

Na entrevista foi uma carregadora de recados

samuel disse...

Assim à vista "desalmada"... só o Francisco Lopes.
"Tenho" um grande candidato!

Abraço.

Maria disse...

Mais nenhum candidato poderia dizer o que disse, e diz, Francisco Lopes.
É, de facto, um excelente Candidato!

Um beijo grande.

Anónimo disse...

Os politólogos e comentadores andam por aí aos papéis no que toca aos comunistas.

Antuã

Eduardo Miguel Pereira disse...

"... o que faz com que, tanto Cavaco como Alegre, queiram «desviar as atenções» dessa questão crucial."

E é este um candidato "com o seu perfil apagado".

Se fosse o contrário então ...

Grande candidato, e demonstrou-o em todas as entrevitas e debates, onde tentaram trocidá-lo e ele acabou, em todas as situações, por sair por cima, com nível e com esmagadoras vitórias, que só os srs. jornalistas e analistas políticos não vislumbraram.

JN, disse...

Os ex são assim. Quizeram destruir o PCP e apropriarem - se do seu patrimóneo. Não conseguiram por isso o seu ódio é tremendo . As Judites dos anos 70 e os Danieis dos anos 90 sempre com o mesmo objectivo: acabar com os comunistas e o seu Partido. Coitados... Cada vez teremos mais força! Que grande candidato e grande votação teremos a 23!
Abração.
JN.

Graciete Rietsch disse...

Parabéns , Cravo de Abril, por tão bem caracterizares o nosso candidato.

Um grande abraço.

Hilário disse...

O nosso camarada Francisco é o maior!
Quanto às Judites e ós Danieis, deixá-los poisar.
A Luta Continua!

Fernando Samuel disse...

svasconcelos: não é uma entrevistadora, é uma inquisidora...
Um beijo.

Mar Arável; esta judite é, de facto, uma má memória...
Um abraço.

samuel: pois «tens», disso não há dúvida...
Um abraço.

Maria: é o NOSSO!
Um beijo grande.

Antuã: este candidato cortou-lhes as voltas...
Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira: de facto, temos um candidato à altura.
Um abraço.

JN: por uma grande campanha política de massas!
Abração.

Graciete Rietsch: um beijo amigo.

Hilário: e no dia 23, lutar é votar Francisco Lopes.
Um abraço.