A não esquecer

29 de Outubro de 1936

Assinala-se hoje a chegada do primeiro grupo de prisioneiros políticos - na sua grande maioria comunistas, mas também antifascistas, sindicalistas e anarquistas - ao Campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde. O Campo de concentração foi uma prisão criada à imagem dos campos de concentração nazis. Ficou também apelidado como o «Campo da Morte Lenta», pela dureza e brutalidade a que os presos eram submetidos.

Dos cerca de 340 prisioneiros antifascistas que por lá passaram, 32 não resistiram e sucumbiram por força da violência repressiva da ditadura e da brutalidade dos maus tratos infligidos pelos carrascos ao serviço do regime fascista do Estado Novo.


Cemitério do Campo do Tarrafal


Já agora, a não perder logo à noite a reportagem sobre o Tarrafal no canal 2, pelas 23h30.


5 comentários:

Anónimo disse...

Que pena não falarem nunca dos Gulags Soviéticos, do uso do ex campo de Buchenwald pelas autoridades da ex RDA, pelos mortos do Cambodja, dos Campos de Concentração na China e na Coreia do Norte....

Anónimo disse...

Então,e depois vocês falavam de quê?
E depois, o Tarrafal é um caso Português, ou é mentira?
Vêja logo RTP 2, faça um exame de consciência (se é que a tem)já sei que ,não tem tempo,trabalha muito não é?
Aos casos que alude, podia lembrar-lhe o Chile, Guantenamo,etc etc etc
Vou assinar: José Manangão

Anónimo disse...

Sr. Manganão,

Infelizmente não tenho a RTP2, como fui obrigado a emigrar só tenho a mísera RTP Internacional.

Decerto que o Chile foi uma tragédia, tal como a Argentina e tantos países na América Latina, mas as vítimas do Comunismo e do chamado Socialismo foram muito maiores. O senhor quer comparar um grão de areia com o areal das praias Portuguesas, não acha?

Quanto a Guantanamo, esses senhores são pessoas que pertencem a grupos fundamentalistas que maltratam as mulheres e as reduzem a objectos inferiores a um pano do chão, que fazem execuções públicas (como as feitas na URSS e por essa Europa de leste depois da retirada Nazi), que obrigavam crianças de tenra idade a casar com homens muito mais velhos, que eram objecto de escravidão sexual. São seres que nada mais fazem do que ir contra a emancipação da mulher tão bem defendida na ex-Europa de Leste (aí e em muitas outras coisas tiro o meu chapéu aos regimes socialistas). Mas no que diz respeito aos direitos humanos, desculpe-me que lhe diga, o regime soviético foi muito pior que o mais que criminoso regime Nazi. Esses regimes "de leste" foram aqueles que mesmo depois da retirada alemã fizeram centenas de "pogroms" contra a população de religião judaica"...

Talvez o senhor não tenha a TV russa em casa nem outras da europa de leste ou só conheça comunistas dessas bandas, pois bem, eu tenho familiares na ex-RDA e sei o que diziam. Uma prima de lágrimas nos olhos a dizer que o seu irmão teve a vida arruinada pelo NVA (não sabe o que é? O Exército da RDA).

No que diz respeito aos prisioneiros do Cadaval e outros campos, tenho por eles um enorme respeito, conheço um senhor que foi guarda em Angola e conta coisas terríveis que lá se faziam. Mas ser do PCP e estar sempre "a bater no ceguinho" sem se olhar ao espelho acho uma hipocrisia...

Anónimo disse...

Meu caro
Não existem verdades absolutas1
Não vou perder tempo a contrapor coisa alguma, este seu comentário é revelador da sua má fé etotal desconhecimento da história da humanidade.
Eu sinto-me muito honrrado em ser do PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊSe cidadão do Mundo
José Manangão

GR disse...

Não, não podemos nem devemos esquecer os heróicos Resistentes, das duras prisões fascistas!
Espero que o programa tenha a dignidade que o assunto merece!

Vou telefonar a alguns amigos e camaradas, avisar o programa!
Como não tenho tempo de refutar “O Embaixador” também não necessitando, pois o
camarada José Manangão, já o fez e para ele um forte abraço!

GR