FINALMENTE A DEMOCRACIA

«O MUNDO SEM A AMÉRICA»


No «Público» de ontem, Vasco Pulido Valente (VPV), escreve, alarmado, que «o ocidente está em risco de ficar sem a América». Registe-se, como mera curiosidade, que para VPV «América» significa Estados Unidos da América e que «o ocidente» significa «o mundo»...

Para o conhecido analista político, as razões da tragédia que será «o mundo» ficar sem «a América» decorrem de erros cometidos pelo imperialismo norte-americano (isto digo eu...) nas últimas décadas (Iraque, Afeganistão, etc). E as consequências de tais erros serão terríficas: «sem a América, não haverá nenhuma aventura impermissível. Nenhuma catástrofe inimaginável». Enfim, sem «a América» será o caos...

Sem «a América» será o desastre à escala planetária: os povos poderão passar a decidir livremente os seus destinos sem as bombas norte-americanas a devastá-los, milhões de vidas humanas serão salvas dos humanitários bombardeamentos do império, etc., etc..

Naturalmente, VPV não se esqueceu de Portugal e do drama que recairá sobre os portugueses quando se consumar a tragédia de «o mundo» ficar sem «a América»: «tarde ou cedo, as consequências também cá chegarão» - avisa, solene e preocupado.

Até agora, a relação dos Estados Unidos da América com Portugal, foi, resumidamente esta: o apoio ao regime fascista de Salazar e Caetano até ao dia 25 de Abril de 1974; o combate à Revolução de Abril desde o dia 25 de Abril até hoje, dia 12 de Agosto de 2007.

E é isto que Portugal e os portugueses perdem se «o mundo» ficar sem «a América».

Quanto a VPV perderá muito mais, certamente.

5 comentários:

GR disse...

Na realidade os EUA estão a ficar cada vez mais debilitados.
O défice comercial americano cresce cada vez mais, a dívida interna é assustadora sobretudo nos últimos anos, o esbanjamento económico em material bélico nas sucessivas guerras terrorista que este país esquizofrénico fez e continua a fazer, mostra que a política económica norte-americana está muito débil, um caos! Há muito. Porém, agora é indisfarçável!
O que acontecerá quando o povo americano não tiver poder de sustentabilidade? Deixam de comprar – deixam de comer – deixam de trabalhar! Quando a barriga grita, o povo revolta-se!
Está mais próximo do que eu esperava, o fim do domínio imperialista!
Os próprios norte-americanos já se estão a aperceber, da sua situação de decadência económica e social!
Nada que a teoria Marxista-Leninista não nos tivesse ensinado!
Finalmente o Mundo vai ficar melhor!
É evidente que a situação não pode ser vista neste prisma tão simplista, como acima referi. Mas para isso temos as preciosas análise de Ramos Rosa.

Como compreendo o VPV!
Se ele ficar sem “a América”, donde virá o Jack Daniel's que ele tanto precisa?
Já agora, o que estará a sentir Mário Soares? “a sua América” está tão débil! E depois os amigos americanos? Verdadeiros amigos! tanto jeito lhe fez para destruir os ideais de Abril!!!

GR

Fernando Samuel disse...

GR - «O Jack Daniel's»: eh, eh, eh...
Mas os «amigos americanos» não mandam para cá apenas o Jack Daniel's: financiaram com milhões e milhões e milhões a contra-revolução encabeçada pelo seu homem de mão em Portugal: o Dr. Mário Soares. Por isso, este «democrata» e «homem de esquerda» é conhecido como «o pai da democraCIA».
Abraço.

Anónimo disse...

O mundo sem a América seria uma tragédia para os exploradores, para os traficantes, para os terroristas, para os criminosos, que ficariam todos de mãos a abanar.

Fernando Samuel disse...

simão forte: nem mais! E o grande drama é que há VPV's que pensam e escrevem isso.

Um abraço

Anónimo disse...

GR já fez a análise perfeita apenas posso aplaudir...a análise!
José Manangão