A RAZÃO DE SOARES

«O PCP não mudou, nem quer mudar» - escreve Mário Soares no Diário de Notícias de hoje.
Em certa medida, Soares tem razão - tanta quanto eu tenho se disser que Mário Soares não mudou, nem quer mudar.

É um facto que o PCP «não mudou», no essencial: apesar de todas as perseguições, de todos os ataques, de todas as condenações à morte, mantém-se vivo, isto é: comunista e portador de um projecto de construção de uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e de exploração: a sociedade socialista e comunista - «nem quer mudar», no essencial: porque sabe que ser comunista e ser portador desse projecto, fazem dele um partido necessário, indispensável e insubstituível, o Partido.

Quanto a Soares, não mudou nem quer mudar, de facto: ele mantém e manterá a sua dupla e complementar função de anticomunista militante e militante do capitalismo - e é o facto de desempenhar essa dupla função mascarado de homem de esquerda que faz dele... aquilo que é...

7 comentários:

Maria disse...

Exactamente!

Um beijo grande

poesianopopular disse...

Um traidor,um vendido, um nim,aquele de quém se diz:pior que um inimigo, só um falso amigo, pior que um fascista,só um falso (socialista).
Abraço

alex campos disse...

Um "Miguel de Vaconcelos".
Já Álvaro Cunhal disse, já que lhe deu explicações, que ele não entendia bem as cordenadas terrestres, só as celestes. Então, esta tudo dito.

Um abraço

cetautomatix disse...

O tipo é sábio. Vejam só como ele conseguiu discorrer sobre a constância do PCP. Homens assim há poucos. Semicerram os olhos, focam o longe e libertam uma tirada para orientação dos outros homens, veneradores e ofuscados com tanta luz. Ah, ditosa pátria que assim produzes!

samuel disse...

É interessante ver Soares e outros trastes que tais, dizerem que "o PCP não mudou nem quer mudar"... como se isso fosse um gravíssimo defeito, quando logo a seguir estão dispostos a endeusar a "coerência" de um qualquer, a propósito de qualquer ninharia... que não implicou nem esforço, nem luta... nem a vida de ninguém.

Abraço.

Antuã disse...

Tal como Mário Soares jamais deixará de ser aldrabão.

Fernando Samuel disse...

Maria: e mais nada!...
Um beijo grande.

poesianopopular: pior do que tudo.
Um abraço.

alex campos: Miguel Vasconcelos, comparado com os soares de hoje, era um grande patriota...
Um abraço.

cetautomatix: como ele não há muitos, não...
Um abraço.

samuel: se o PCP mudasse como eles querem, nunca mais falavam no PCP...
Um abraço.

Antuã: aldrabão e outras coisas mais...
Um abraço.