Foram mais de 300 mil os homens, mulheres e jovens que, ontem, em Lisboa, protagonizaram uma das maiores manifestações de massas de sempre em Portugal.
Vieram de todo o País - do Minho ao Algarve; do Alentejo às Beiras; do Ribatejo a Setúbal; dos Açores à Madeira; do sector público ao sector privado; de todas as áreas de actividade; empregados e desempregados; reformados e pensionistas - trazendo consigo a determinação de pôr termo à política de direita ao serviço do grande capital e exigindo o cumprimento dos seus direitos.
(Quem não gostou foi a ministra do «trabalho» - que condenou a «contestação», enalteceu o «diálogo» e a «concertação» e elogiou a UG«T»)
Gritavam, de viva voz ou através de milhares e milhares de panos e cartazes: «A Luta é o Caminho»; «Não ao PEC do PS/PSD/Capital»; «Não às Privatizações»; «A privatização faz mal à Saúde»: «Privatiza a tua tia, pá!»; «A Luta é o Caminho»; «O País não se Endireita com a política de Direita»; «Não ao Roubo de Salários, Não ao Roubo de Direitos, não à Escravatura. Capitalismo, Não!»; «A Luta é o Caminho»; «Os Mellos que Paguem a Crise»; «Não ao Congelamento de Salários»; «Por que não Congelam o Governo?»; «Pela Liberdade e a Democracia»; «A Luta é o Caminho»...
(Quem não gostou foi o «sindicalista» Proença - que fez suas as palavras da ministra do «trabalho» e ainda acrescentou que a manifestação «prejudica a imagem do País nos mercados internacionais»...)
Alguns - muitos - vieram pela primeira vez - e viram que, todos juntos, temos mais força; e viram que, todos juntos, temos muita, muita força.
E voltarão. E trarão consigo muitos outros que, na próxima vez, virão pela primeira vez, dando mais força à luta.
Porque «A Luta é o Caminho».
A LUTA é mesmo!! o caminho!!E continua!!, até se encolher esta política de direita que nos tolhe a nós.
ResponderEliminar:))
beijo,
Este é o retrato fiel do que vi ontem na Avenida que foi pequena para todos nós. Entretanto outros vão tomando consciência de que A LUTA É O CAMINHO!
ResponderEliminarUm beijo grande.
Belo retrato!
ResponderEliminarCuriosamente, os teus parêntesis são os destaques do que publicarei logo às zero e um...
Porque será? :-)))
Abraço.
Era Maio com cheiro de Abril!
ResponderEliminarViva a classe trabalhadora!
Abraço
Foram muitos milhares "produzidos" nas dificuldades e no descontentamento.
ResponderEliminarUm abraço.
Foi, de facto, uma tão grande manifestação que nos deixou a gostosa imnpressão que a seguir a ela outras lutas virão. E, tantas e tão grandes lutas, que os PEC e as políticas de direita não passarão. (até rimou, mas também poderia rimar com "revolução").
ResponderEliminarAbraço
Acredito que o Proença saiba que faz o papel de parolo imbecil, mas enfim, são feitios.
ResponderEliminarum abraço
Pois meu amigo e camarada, a luta é o caminho e ontem ,na grandiosa Manifestação onde me orgulho de ter estado presente,bem se verificou que essa luta está em franco crescimento.
ResponderEliminarUm beijo grande, camarada.
Não é um texto, é um poema.
ResponderEliminarUma jornada grandiosa. Alguns foram pela primeira vez e não tiveram palavras para descrever o que sentiam.
A Luta é o Caminho
e
Vale a Pena Lutar!
Bjs,
GR