Bento de Jesus Caraça

Recordamos hoje o 59ª aniversário da morte de Bento Jesus Caraça. Militante comunista eminente economista, matemático, estatístico e demógrafo foi uma figura relevante da inteligência portuguesa.

Para quem não conheça a obra, encontra aqui informação aquando da comemoração do centenário do seu nascimento.


Pergunto!


Na sequência de um texto que li, e numa semana de exames nacionais para acesso ao ensino superior, decido colocar uma pergunta. Não tem um nível elevado de dificuldade, nem dispõe de numerus clausus, não está sujeita a avaliação única nem promove a filtragem de alunos.

Qual o local/evento onde podemos encontrar o maior índice de fraternidade por metro quadrado em todo o território nacional?



Era uma vez...

O Negócio da ruinosa permuta entre os terrenos do Parque Mayer e de Entrecampos foi aprovada na Assembleia Municipal de Lisboa a 1 de Março de 2005. A votação final da proposta.

As sondagens, sempre elas...

Aí estão, nascendo como cogumelos, as chamadas sondagens de opinião. Desta vez sobre os resultados das eleições para a CML. Na maior parte delas, os quatro candidatos que representam o PS e o PSD «vão à frente» e, logo a seguir, «vai» o representante do BE. Como sempre acontece em sondagens, o candidato da CDU é relegado para um lugar menor - e, como sempre tem acontecido, depois dos votos contados verifica-se que não é assim. Quer isto dizer que a generalidade das sondagens existe, não para auscultar as intenções de voto dos eleitores, mas para as influenciar. Ou seja: as sondagens são, regra geral, instrumentos de caça ao voto - e quem tem dinheiro é que as encomenda, e quem as encomenda, encomenda igualmente o resultado que mais lhe convém.
Em todo o caso, a ser verdade o que estas sondagens dizem, estaríamos perante uma situação curiosa e bizarra. Senão vejamos: estas eleições para a CML foram provocadas, essencialmente, pelo escandaloso negócio Bragaparques; o referido negócio foi decidido pela Assembleia Municipal de Lisboa que, se quisesse, o teria chumbado; a votação na AML foi a seguinte: PS, PSD, CDS e BE votaram a favor do negócio - PCP e PEV votaram contra. Temos, então, que, segundo as sondagens, a maioria do eleitorado lisboeta iria votar... no negócio Bragaparques.
E assim se percebe a razão pela qual a comunicação social dominante - que encomenda e divulga as sondagens - esconde com tantos cuidados a tal votação na Assembleia Municipal de Lisboa.

Geral!

Passado uma semana da Greve Geral, muita tinta corre e muitos argumentos se esgrimem. Mas uma certeza fica, há que combater a precariedade laboral, o desemprego, as injustiças sociais.

Convido a ler estes post's em A Bandeira Vermelha, Anónimo Séc. XXI e Vinhas da Ira.

Por tudo isto, porque "não posso permitir", porque a luta continua e estará sempre presente, segue um vídeo com fotos dos piquetes, assim como dos vários locais onde a Greve Geral esteve presente.

Descartáveis

Sobre uma consulta de empresas de Recursos Humanos realizada no motor de busca NetIndex.
Na listagem de sites, que além de aparecer diversas referências a ofertas de "capital humano" - pela lógica dominante, trabalhadores (i.e. seres humanos) que são incorporados como bens de uma empresa - encontrei esta que espanta qualquer um:
Norton Consulting : Um site com oportunidades, tanto para as empresas conseguirem profissionais a custo zero e dicas para o profissional gerir a sua carreira.
De certo estes profissionais serão os estagiários, os bolseiros, enfim, a maioria dos cidadãos. A precariedade laboral no seu alto nível.

Dia Mundial da Criança